Total de visualizações de página

domingo, 20 de março de 2016

ESTRES SEX - ANSIEDADE



"Os dois são sintomas muito comuns em pessoas que vivem rotinas muito agitadas. 
Entenda a diferença entre eles para encontrar a melhor solução." 
.
              Situações comuns e incômodas do dia a dia acontecem em todos os momentos. O trânsito ruim, problemas no trabalho, filas de banco etc. Tudo isso, tem feito com que escutemos duas palavras com mais frequência: ansiedade e estresse. Com a vida moderna esses distúrbios se tornaram os transtornos psicológicos mais habituais, mas como identificá-los, diferenciá-los e trazer uma solução para esses problemas? 
              Para saber mais sobre estresse e ansiedade, a Ponto de Encontro conversou com a Dra. Cíntia Seabra, psicóloga clínica e master coach, de São Paulo (SP). E a especialista em recursos humanos, Elizabethe Biscarra. 
SINTOMA DOS ANSIOSOS
              Segundo Elizabethe, a ansiedade é uma sensação de receio, medo, apreensão, que evidencia um perigo e mau futuro carregado de angústia. Geralmente, por consequência desse medo desmedido, o indivíduo apresenta sintomas físicos como: tremores, inquietação, taquicardia, sudorese e outros. 
SINAIS DO ESTRESSE 
              Já o estresse é uma agressão por agentes de qualquer natureza, ou seja, pressão ou efeito do ambiente externo que reprime, exercendo uma força que nos leva a reagir de diferentes maneiras, seja por pressão familiar, do trabalho ou qualquer outra que atrapalha nossa clareza de pensamento e harmonia mental, podendo evoluir para sintomas físicos. 
VIVENDO MELHOR
               Normalmente, pessoas que vivem em grandes cidades são mais propensas a desenvolverem essas condições, além de indivíduos que são atarefados e que seguem uma rotina intensa. Porém, é possível eliminar o problema de diferentes formas.
               Tanto a ansiedade quanto o estresse pode ser tratado através de medicamentos e acompanhamento psicológico, alguns casos são direcionados para o médico psiquiatra. Entretanto,Elizabethe lembra que terapia, relaxamento, meditação, reflexão, oração, harmonização física e mental são opções para quem busca o autocontrole. 
ALIMENTOS ALIADOS
                Além disso, alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, são ótimos no combate à ansiedade. Inclua na sua alimentação iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arros batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arros integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também ajudam. 
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
                O estresse e ansiedade não são sinônimos, nem coisas opostas. "São, sim, sintomas semelhantes, com agentes desencadeadores diversos, com fundos  específicos, dependendo de pessoa para pessoa, porque somos seres tão especiais e ao mesmo tempo tão complexos, que em diversas situações fica difícil,até mesmo, a compreensão de causas e reações que nos são apresentadas", explica Elizabethe. 
                "Apesar de apresentarem mudanças fisiológicas parecidas, como as palmas das mãos suadas e o aumento do ritmo do batimento cardíaco, eles não são a mesma coisa. Porém, normalmente, quando um é resolvido, o outro também desaparece", complementa Dra Cíntia. 
                Tanto a ansiedade como o estresse é natural do organismo às situações de medo, preocupação, irritação, cansaço e nervosismo, porém um ou outro perdura por muito tempo e interfere negativamente no dia a dia, é recomendável que o paciente procure ajuda de um psicólogo ou médico, para saber o que pode estar causando o problema. A confusão entre os dois pode acontecer, justamente, porque o estresse pode ser causado pela ansiedade, afinal, é um fator culminante culminante para que a pessoa se sinta estressada, quando se apercebe sobrecarregada, por exemplo. "É mais difícil que o contrário aconteça, já que a ansiedade é um sentimento mais fluido que o estresse, podendo aparecer em vários momentos do dia mais facilmente que o estresse", fala Dra. Cíntia. 

MUDE DE ATITUDE


               1 -  Faça um alongamento durante a manhã para relaxar o corpo e facilitar a entrada do ar nos pulmões. 
              2 -   Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar.
              3 -  Não sofra por antecipação.
              4 -  Mantenha a mente calma para encontrar soluções para os problemas que tem que resolver. 
.
Autora do artigo: Ana Carolina Contri.
Pesquisa e postagem: Nicéas Romeo Zanchett 




Nenhum comentário:

Postar um comentário