Total de visualizações de página

domingo, 18 de maio de 2014

O CORPO HUMANO - DA JUVENTUDE À VELHICE



O CORPO HUMANO - DA JUVENTUDE À VELHICE
Por Nicéas Romeo Zanchett
                Hoje mais do que nunca, a medicina dedica-se à difícil tarefa de entender como funciona o corpo humano e identificar as transformações pelas quais ele passa ao longo da vida. Os mistérios são infindáveis, mas a todo o momento estão surgindo novas e animadoras descobertas que ampliam a longevidade com saúde. 
                 A memória, a sexualidade, as transformações da pele e as reações do coração, máquina perfeita que nunca para, e cuja responsabilidade é espalhar vida -(sangue)-, são algumas das tarefas que sempre estão na pauta dos estudiosos. Todos são unânimes em afirmar que as atenções dedicadas ao próprio corpo não tem idade. Embora alguns períodos sejam particularmente importantes, elas devem durar a vida inteira. 
                Na casa dos 20 anos o organismo humano funciona como um relógio de alta precisão. Mas, geralmente é nessa fase, ainda de aprendizado, que se mostram os primeiros problemas psicológicos, na maioria das vezes trazidos da infância. O jovem ainda é inseguro e tem muitas dúvidas. Além disso é uma idade em que se desperdiça muita energia. Mas, do ponto de vista físico, tudo é maravilhoso: a pele tem a oleosidade o brilho e a textura ideal; os poros respiram com facilidade. Todas as células mortas são imediatamente substituídas por outras novinhas e com vigor crescente. O cabelo não apresenta problemas e ainda é farto. As pupilas gustativas trabalham a todo o vapor. Mesmo que tenha perdido algum dente, não é nada difícil ter um belo sorriso. É nessa fase que o inimigo chamado placa bacteriana começa exigir cuidados especiais.  O aparelho digestivo vai muito bem, permite muitas extravagâncias e reagirá imediatamente a alguma irritação gástrica e indisposição passageira como gastrites e esofagites leves. O coração bate firme em seu constante compasso; Pode-se fazer exercícios inimagináveis, atingir até 200 pulsações por minuto e curtir a vida plenamente. 
                No campo da sexualidade, sempre muita energia e disposição, embora, às vezes, haja pouca companhia. Pode-se experimentar mais de 100 orgasmos anuais que, segundo estatísticas, a maioria são obtidos sozinho. Os órgãos sexuais já estão maduros, mas a cabeça nem tanto. 
                É bem verdade que aos vinte anos já perdemos alguns milhões de neurônios, que armazenam a memória do computador pessoal. Mas não há motivos para preocupação, pois ainda restam cerca de 100 bilhões deles. 
                Tudo está em muito boa forma. É o auge da vida da matéria que compõe todo o organismo. Por enquanto não há o que temer, a não ser doenças congênitas. 
                 No entanto, é nessa idade que o jovem garantirá o futuro tranquilo da década seguinte. Não precisa se preocupar com remédios, como vitaminas ou algum tipo de reposição, basta que tome alguns cuidados e, principalmente, evite excessos. Seguir uma vida moderada é garantir uma condição saudável no futuro que se aproxima. 
                  O sol é maravilhoso, sem ele não há vida pois é o gerador de energia cósmica que temos em nosso planeta. Mas não se pode ficar estorricando sob seus raios. Para quem não sabe usá-lo, é o maior inimigo da pele, de quem rouba a oleosidade e o brilho. Para desafiá-lo a medicina criou protetores solares para as horas em que os raios ultravioletas são mais intensos. Ainda para a pele, é bom só utilizar sabonetes neutros e evitar lavar o rosto com água muito quente. Um outro toque que ajuda manter a pele sempre jovial é usar um bom hidratante, principalmente após a praia ou piscina.   Na faixa dos 20 anos os cabelos vão bem, mas poderão ir melhor  ainda se forem tratados com xampus adequados. Também é aconselhável lavá-los regularmente com água morna massageando o couro cabeludo.
                  O sorriso é algo enigmático, onde se mostra a atração e simpatia de cada  um. Escove os dentes sempre após qualquer refeição, use fio dental para remover os resíduos. Vá a dentista pelo menos duas vezes ao ano. 
                   O estômago é o local onde os alimentos são transformados em energia para o corpo. Dele depende o futuro de todo o seu organismo; portanto, trate-o muito bem. Tenha uma dieta balanceada comendo um pouco de cada um dos seguintes alimentos: leite, derivados, carnes, cereais, frutas e verduras. Não utilize alimentos produzidos industrialmente; eles contém excesso de conservantes.
                   O coração é muito exigente, e com toda a razão, pois nunca para de trabalhar, por isso sempre requer cuidados especiais. O álcool e tabaco e outras drogas, sintéticas ou não,  são seus inimigos mortais. O sedentarismo também está na lista. Portanto, mexa-se exercite-se, agite-se, mas sempre sem exageros. Aqui cabe lembrar que fazer sexo, com ou sem amor, é um ótimo exercício. Só que, num mundo cheio de DST, a precaução é indispensável. Proteja-se com camisinha e evite parceiros de alto risco. 
                  Tomando cuidados você chegará aos trinta anos que é, talvez a década mais bela da vida. O vigor dos 20 anos de idade é remanescente, mas o corpo tem vantagens adicionais. Aos 30 se está mais maduro e se pode tirar mais proveito do corpo saudável. Vive-se a chamada plenitude sexual. O grau de ereção é o maior de toda a vida.   No entanto, é bom lembrar que maturidade significa também consciência dos próprios limites. Para um futuro saudável, é a década decisiva. O que se faz de bom nesta faze, conserva-se. O que não se faz, pode ser motivo de arrependimento, mais tarde, quando o corpo já não tiver aptidão para certas aventuras. Geralmente é nessa década que surgem os primeiros vincos de expressão no rosto quando, por exemplo, se sorri ou se pisca. Mas hoje não é necessariamente um problema, pois a dermatologia é o campo onde a medicina mais tem avançado. A esta altura da vida, a pele ainda é oleosa, mas não a ponto de garantir a elasticidade necessária para a jovialidade que tinha aos 20.  Lá pelos últimos anos dessa década, começam aparecer as temíveis bolsinhas de gordura abaixo dos olhos, que também são facilmente reversíveis. Na boca, tal como aconteceu com os dentes, as placas bacterianas agora voltam-se contra o tecido mais sensível das gengivas. 
                  Como não poderia deixar de ser, a década dos 30 é uma fase muito intensa, com muita disputa no mercado de trabalho, no amor e na vida em geral. É quando surge o terrível envelhecedor chamado estresse. Ele ataca em várias frentes. Geralmente começa pelo seu aparelho digestivo e as gastrites tornam-se mais comuns a cada dia. Quanto mais bobagens se comer, mais frequentes serão as queixas de indisposição ou de irritação gástrica.  O coração continua batendo bem, mas, devido à maior produção de lipoproteínas de alta densidade (o chamado mau colesterol), placas de gorduras fixam-se nas artérias e veias coronarianas, algo que pode preocupar mais tarde. O mau colesterol alto e a hipertensão começam a dar o indesejável ar de sua graça.  É bom começar a ter mais cuidado com a elevação da pressão arterial. É aconselhável uma visita anual a um cardiologista para prevenir dissabores.
                 No quesito sexual, tudo ainda anda bem, vive-se o máximo de prazer, com situação financeira estável é possível ter mais de 120 orgasmos, mesmo que alguns sejam por masturbação. Os homens ainda podem manter  a ereção sem problemas e com capacidade de atingir orgasmos em intervalos que vão de 30 a 60 minutos. Não acredite muito naquela história de homens que se vangloriam de dar três sem intervalos; pode ser duas tentativas e uma desistência. 
                  Essa fase da vida é decisiva para se chegar aos 40 com pleno vigor físico. É importante estar sempre atento aos avisos que o corpo costuma dar observando-o, ouvindo e sentindo cada sinal. Se em algum momento tiver uma avaliação negativa é porque chegou a hora de uma grande mudança no estilo de vida. 
                    Para a pele se manter por mais alguns anos em bom estado de conservação são necessários vários cuidados. O sol continua lá, esperando para esturricar sua pele, portanto, não se exponha aos seus terríveis raios.  Nunca esqueça de um bom hidratante e visite sempre seu dermatologista. Quanto às bolsinhas de gordura abaixo dos olhos, não há pecado algum em se recorrer a uma boa plástica. É chegado o momento de dispensar mais atenção à própria pele. Os cabelos precisam de ajuda para combater o ressecamento. Perde-se mais fios a cada dia e muitos homens se tornam calvos. A boca pede anti-sépticos bucais contra a placa bactriana. A alimentação é um fator decisivo para ajudar na briga contra esses inimigos microscópios. Pequenas doses de vitamina C ajudam. Podem ser encontradas em frutas cítricas e tomates. É nessa idade que os fumantes mais sofrem com seus dentes e é também um bom momento para se repensar esse perigoso vício. A partir dos 30 anos, o coração pede ajuda  e os exercícios não são apenas diversão, mas principalmente prevenção. Os aeróbicos  reduzem os índices de colesterol no sangue e ajudam a baixar a pressão. Nadar, caminhar, andar de bicicleta são alguns dos esportes possíveis que produzem grandes benefícios.  A sexualidade ainda está em forma, mas não fique deprimido com eventuais falhas de ereção ou falta de desejo. Se eventualmente os problemas se agravarem é hora de procurar ajuda profissional. Hoje exite solução praticamente para tudo, mas é preciso orientação de um bom médico para não agravar em vez de resolver o problema.  
                  A partir dos 30 anos o cérebro se torna mais devagar e naturalmente diminui seu tamanho. Mas não se assuste, faz parte da natureza. 
                  Aos chegar aos 40 anos é preciso atenções redobradas, principalmente ao coração. Se até agora você cuidou bem de sua saúde, prepare-se para uma década  belíssima e tranquila.  Mas se você foi desatento prepare-se para enfrentar problemas. 
                 Se sua pele recebeu os cuidados necessários nas décadas anteriores, hoje ela é quase igual à que se tinha aos 30 anos. No entanto, se foi castigada vai responder sob a forma de papadas no queixo, bolsas de gordura  bastante acentuadas, sequências de rugas junto aos olhos, além do ressecamento geral. Segundo algumas estatísticas, cerca de 45% dos homens quarentões são calvos.  A espessura dos fios de cabelo continua a baixar.  Quanto aos dentes, até o final desta década perderá cerca de 7 dentes. Mas hoje a medicina dentária está muito avançada e você poderá fazer logo os implantes que não devem ser adiados, pois os ossos do maxilar podem ficar comprometidos e quanto mais tarde, mas difícil será o tratamento. Para evitar maiores problemas nunca deixe de escovar os dentes após as refeições e usar também o fio dental. A higiene é imprescindível na guerra contra as bactérias.  O aparelho digestivo também mostra suas deficiências. Se teve dieta balanceada irá recompensá-lo com boa apetite e saúde em níveis normais.  No entanto, se sofreu com excessos alimentares e gordurosos, este é o momento que lhe dará o troco. Geralmente vem travestido de complicações gástricas relativamente graves, como úlceras no estômago ou duodeno e pedras na vesícula. Quando ao incansável trabalhador chamado coração, se recebeu os devidos cuidados, continuará a bater tranquilo. Se sofreu descaso, no entanto, a deca é de alto risco. A angina pectoris (dores no peito) provocadas pela obstrução de artérias importantes, é um perigo que pode levar ao infarto. A circulação do sangue pode estar comprometida com placas de gordura e entupimento de veias. Na questão da sexualidade podemos dizer que houve muito avanço, principalmente em relação à milagrosa pilula azul -Viagra-.  Mas, entretanto, é preciso considerar que tudo depende de uma boa saúde; uma pessoa doente corre risco de morte se utilizá-la sem orientação médica. Nesta fase da vida o período entre as ereções é mais longo (cerca de duas horas), bem como o tempo de estimulação preparatória para o ato sexual. Isso nos leva a concluir que os jogos preparatórios ficam mais longos e isso, naturalmente, é muito bom. 
                  A vida aos 40 anos pode ser muito gratificante. é uma fase dos momentos mais ambíguos de um homem, repletos de sabedoria, mas também de insegurança e dúvidas.  A pele está mais ressecada e contrasta com alguns bolsões de excesso gorduroso - os mais comuns são abaixo dos olhos e podem ser  eliminados com uma simples cirurgia de anestesia local. É, na verdade, uma lipoaspiração facial. Já os carecas tem a possibilidade de fazer implantes de cabelo que nem sempre dão bons resultados, mas amenizam consideravelmente. Os dentes tendem a maior corrosão e é importante visitar sempre o dentista e fazer bochechos com bons produtos para neutralizar bactérias corrosivas. Eles ajudam polir os dentes e refrescam a respiração. Em relação a alimentação, é indispensável tomar todos os cuidados pra não prejudicar o aparelho digestivo. Evite a ingestão de alimentos defumados que trazem consigo  doses de toxinas com alto teor cancerígeno, responsáveis por tumores  no aparelho digestivo. O coração é uma velha bomba que nunca deixou de trabalhar e precisa de especial atenção para continuar mantendo sua vida. Combata a pressão arterial, evite alimentos gordurosos, sal, álcool e cigarros. Além disso procure fazer exercícios diariamente. Nessa fase há um ligeiro decréscimo nas sensações ligadas ao paladar pois, com o tempo, as glândulas começam a falhar.  Os fatores de risco são bem maiores, por causa da concentração de placas de gordura nas paredes das coronárias e artérias. 
                   Embora nessa idade o homem esteja mais sábio, continua com os hormônios provocando sua capacidade de testar a própria masculinidade. É nessa época que muitos saem à procura do tempo supostamente perdido e acabam se envolvendo com mulheres de vida duvidosa. Com os produtos que hoje a medicina dispõe, os homens conseguem uma ereção mais duradoura, mas isso os torna vulneráveis às mais diversas armadilhas.  Sempre terá uma gatinha linda querendo um "pato" para sugar-lhe o dinheiro. É bem verdade que o ângulo de ereção decresce ligeiramente, como também os orgasmos anuais, que caem para cerca de 84 anuais. Entretanto, a experiência permite um sexo com mas qualidade e isto faz a diferença. 
                   O quadro das funções nervosas  é o mesmo dos 30 anos. Para manter os neurônios afiados recomenda-se atividades intelectuais e físicas. 
                    Ao chegar aos 50 anos, se você não se cuidou ao longo da vida, ela tende a não ser muito fácil. O tempo é implacável e impões ao organismo um processo natural de desgaste e os sinais da idade tornam-se mais evidentes. Isso, porém, não quer dizer que deixe de funcionar - ele apenas exige um novo ritmo, que deve ser mantido nos limites do saudável. A pele adquire um ressecamento que até então não era conhecido; trata-se de sensível diminuição da atividade das glândulas sebáceas. Os fios de cabelo atingem a espessura mínima - entre 80 e 96 micra. Nessa idade até a voz muda sensivelmente; muitos passam a falar mais alto e devagar. Quando ao aparelho digestivo, chegou a hora de passar por um teste final. Se tudo correu como devia ser, tende a não apresentar problemas. Caso contrário é bem provável que comecem as complicações como úlceras e tumores. Também o coração toma conhecimento de novos índices. A pressão arterial tende a aumentar - e, em média de 13,5 por 8,5 aos 50 anos, e de 14,0 por 8,5 aos 60 anos. O coração começa dar sinais de cansaço  e não ultrapassa uma certa potência. É uma bomba que já está desgastada pelo uso ininterrupto e aos 60 anos bombeia 30% a menos do sangue que bombeava aos 30 anos.  Os níveis de colesterol aumentam gradativamente. É chegada a hora de tomar cuidados com gorduras e açucares acumulados no sangue. Aumenta os riscos de placas e embolias nas veias artérias e vasos capilares. Sexualmente, é chegada a hora da descida e as cifras caem bastante. A medicina possui um enorme arsenal contra impotência, mas é preciso considerar se a saúde permite o uso dos tais remédios. Não há a menor condição de fazer uso de medicamentos para impotência sem acompanhamento médico. Em geral, ainda experimenta-se pelo menos um orgasmo por semana.  A ereção agora está um pouco abaixo da posição horizontal. Mas não há motivos para preocupação; o importante é investir na qualidade e intensidade do prazer,  e esquecer as antigas quantidades dos tempos colegiais.
                  Quando nascemos começamos envelhecer. O nascimento, a vida, o envelhecimento e a morte são processos naturais que todos obrigatoriamente passamos. Não quero aqui me estender em questões filosóficas, mas tudo é tão natural como surgimento do primeiro dentinho, a queda dos dentes de leite ou o despertar da sexualidade na adolescência. O importante é encarar essas questões de frente e sem medo. De nada adianta buscar soluções milagrosas porque elas não existem. Ao primeiro susto vá buscar amparo nos braços do seu médico de confiança. Pode ser um geriatra, um dermatologista, um cardiologista ou um clinico geral. Eles irão orientá-lo e lhe ensinarão a envelhecer o mais saudável possível. Fazendo isto você verá que a vida continua normalmente, mas é preciso sempre lembrar que seu corpo agora tem novos limites que não podem ser ultrapassados. A alimentação saudável e balanceada é base de uma boa saúde. Somos construídos com aquilo que ingerimos. 
Nicéas Romeo Zanchett

SABEDORIA 
Vida e morte vão andando 
no mesmo campo a lutar; 
A primeira semeando
para a segunda ceifar. 
.
A morte , na vida insana, 
se engana constantemente; 
E sempre que ela se engana, 
leva o são e deixa o doente!
.
Posto num crânio estatui 
o velho aviso mordaz: 
- "O que tu és eu já fui, 
o que hoje sou tu serás!"
.
É desigual esta vida
pois, nos engana.. nos furta...
- Da velhice tão comprida! 
e mocidade tão curta!... 
.
Cada passo que pisamos, 
rumo ao sul ou rumo ao norte. 
É passo a menos na vida 
e passo a mais para a morte.

                    
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário