Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

VICIADOS EM CIGARROS - CONSEQUÊNCIAS




VICIADOS EM CIGARROS - CONSEQUÊNCIAS 
Por Nicéas Romeo Zanchett 

                     Sempre se fala dos diversos males causados pelo hábito de fumar. Mas é preciso esclarecer que fumar não prejudica apenas as saúde, afeta profundamente sua aparência.
                   

                  Reuni alguns itens que o ajudarão a refletir sobre o assunto. 
                  RUGAS PREMATURAS
                  Preste atenção em duas mulheres da mesma idade: uma fumante e outra não fumante. Quando se é jovem fica mais fácil enganar a si própria, mas depois dos 30 anos as consequências do fumo são assustadoras. Está mais do que comprovado que o fumo acelera o envelhecimento. As rugas e pés-de-galinha aparecem antes da hora e podem facilmente serem vistas até mesmo ao redor dos lábios.
                   O monóxido de carbono dos cigarros é resultado da combustão do fumo e do papel. Quando se traga este veneno, se reduz o oxigênio na corrente sanguínea e, portanto, na pele que fica ressecada. A nicotina provoca liberação de adrenalina que contrai os vasos sanguíneos e o rosto reflete isso perdendo seu saudável tom rosado. 
                    OLHOS DO FUMANTE 
                    O monóxido de carbono reduz muto a quantidade de oxigênio necessário para nutrir os vasos que irrigam os olhos. Como consequência ficam avermelhados. Além disso a fumaça contém substâncias que congestionam olhos sensíveis, especialmente de que usa lentes de contado. 
                     PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS 
                      
                       Ao liberar adrenalina, contraindo os vasos sanguíneos, a nicotina deixa a circulação mais lenta, reduzindo a quantidade de sangue nas extremidades do corpo: pés, pele, mãos e outros membros. Com o passar do tempo as artérias do fumante ficam sujeitas a entupimento. Como consequência pode causar gangrena e ser necessário até amputação da partes afetadas.
                      A CAPACIDADE FÍSICA 
                      Todo o fumante tem sangue de má qualidade e pobre de oxigênio. Para oxigenar os músculos o coração precisa fazer muito mais esforço. O sangue é forçado a percorrer um sistema circulatório apertado e deficiente. Como resultado, temos uma pessoa que ofega ao menor esforço, vive tossindo, tem chiado no peito e uma aparência nada radiante. Pode também sentir dores terríveis. Isto se reflete em todos os momentos da vida. Não consegue prolongar um exercício e nem manter uma ereção. Para o homem, a impotência sexual é inevitável para a mulher o desinteresse pelo sexo chega cedo. 
                      DENTES, DEDOS E UNHAS MANCHADAS 
                       Os dentes dos fumantes costumam apresentar manchas amareladas ou castanhas; o espaço entre os dentes ganham tonalidades de cinza escuro.  Ao segurar o cigarro próximo à ponta dos dedos, as unhas ficam amareladas, o mesmo acontecendo com a pele entre o indicados e o dedo médio. A causa é o poderoso produto químico chamado alcatrão que é um dos componentes do cigarro. Os cremes dentais especiais amenizam temporariamente estes problemas. Entretanto, estes cremes são muito abrasivos e afetam o esmalte do dente e quando volta a fumar as manchas reaparecem com mais nitidez.  
                        
                      O MAU HÁLITO 
                       Uma tragada de cigarro contém cerca de 4.700 substâncias  químicas. Junto com a saliva e a flora bucal eles criam micro-organismos que produzem o mau hálito característico do fumante. A maioria dos fumantes sofre desse mal, mas não percebe porque o fumar interfere também no seu olfato e paladar. Além do mau hálito a fumaça fica impregnada nos cabelos e roupas. É por essa rasão que os fumantes são rejeitados à curta distância.
                      ABSTINÊNCIA TEMPORÁRIA 
                      Todo o fumante é um dependente e entra em estado de desespero quando o maço acabou. O sinal mais visível da síndrome de abstinência é a tremedeira das mãos que o próprio não percebe.   Para evitar esta abstinência muito fumantes carregam consigo mais de um maço de cigarros e isto só faz agravar o vício, tornando-o cada vez mais profundo e perigoso. 
                       CONCLUSÃO FINAL
                       Além de todos os males exaustivamente divulgados, fumar causa impotência sexual, câncer e também envelhecimento precoce da pele e de todo o organismo. 
                       Nicéas Romeo Zanchett

LEIA TAMBÉM >>LENDAS E HISTÓRIA DO TABACO << Leia é é mito interessante.


Tabaco em rodo.

Mulher destalando o tabaco.

Trabalho dos produtores de tabaco.







           



Nenhum comentário:

Postar um comentário